dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    
Bovinos    
Data certa para nascer, desmamar e ir para o abate
Bovinocultura programada determina os ciclos de vida do animal de acordo com a dieta nutricional
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
02/06/2010

A pecuária brasileira atual é moderna e busca resultados. Com as tecnologias disponíveis aos produtores, é possível determinar os dias de nascimento, desmama e abate do animal precisamente para que o pecuarista planeje da forma mais eficiente possível o manejo do seu rebanho. A bovinocultura programada será um dos temas do VII Simpósio de Produção de Gado de Corte, a Simcorte 2010, que acontece do dia 3 a 5 de junho, na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. O pesquisador e professor da UFV Mário Fonseca Paulino vai explicar aos participantes do evento como é possível programar datas precisas a partir da dieta dada ao animal, desde que a genética e a sanidade cumpram a sua parte no sistema.

— Historicamente, o pessoal considerava a bovinocultura uma atividade conservadora, mas hoje a gente pode dizer que, estando os fatores macroeconômicos bem delineados e tendo o pecuarista oportunidade de planejar, nós desenvolvemos uma bovinocultura subtropical com alto nível de precisão. O bezerro tem data certa para nascer, dia para desmamar, dia de ir para o abate e isso vai depender do planejamento nutricional que é feito para ele, considerando que a genética e a sanidade são mantidas sob controle. As dietas são diversificadas em função do ecossistema, da dieta basal em que o proprietário está desenvolvendo a sua atividade. Nós podemos ter dietas basais baseadas em dietas naturais com vegetação nativa, em pastagens cultivadas com sal mineral ou com suplementos múltiplos proteinados. Em função dessas dietas basais, nós podemos determinar ciclos muito bem definidos e por isso é chamada de pecuária programada — diz Paulino.

Além de poder planejar com maior precisão as decisões que vai tomar com o rebanho, o produtor também tem o benefício econômico porque fica menos exposto, pode decidir quando abater o animal da forma que quiser naquele determinado ano e controlar melhor o seu giro de capital. Paulino diz que um animal que vai levar 48 meses para ser abatido passa a sua vida basicamente em pastagem nativa, sem precisar de muito suplemento alimentar, e emagrece em época de seca. Se o produtor quiser abater o animal já com 11 meses, por exemplo, aí é preciso que ele seja criado em pasto cultivado com dieta proteica e suplementos múltiplos para acelerar a engorda. No caso das vacas, acontece o mesmo. O produtor pode escolher quando a fêmea vai entrar no primeiro cio de acordo com a dieta mais ou menos estimulada.

— Nós podemos ter animal de abate hoje variando de idades entre 11 meses até 48 meses, dependendo da dieta programada. No caso da fêmea, principalmente a que vai entrar no primeiro cio, podemos ter fêmeas com ciclo de 14 a 16 meses, de 18 a 20, de 25 a 27, acima de 30 meses, isso depende da dieta que nós planejamos para esse animal. No caso de reprodução de um animal em que você quer iniciar o ciclo de uma novilha com 14 a 16 meses, partindo do pressuposto que ela tem genética pra isso, você precisa ter uma pastagem cultivada e fornecer suplementos múltiplos ou proteinados e fornecer para a vaca na base 0,4% a 0,5% do peso vivo dela. Aí ela vai atingir o peso de 9 a 10 arrobas com 14 meses. Tendo genética, ela manifesta essa precocidade sexual com prenhez nessa faixa — ensina o professor.

"Além de poder pla-
 nejar com maior
 precisão as decisões,
 produtor também tem
 benefício econômico"


 Mário Fonseca Paulino,
 da UFV

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada